quinta-feira, 14 de junho de 2012

EXERCÍCIO DE CLASSIFICAÇÃO MORFOLÓGICA PARA PROVA

BEM BÁSICO

NÍVEL +/_ 1

 

 

I. ENUMERE CADA PALAVRA DE ACORDO COM SUA CLASSIFICAÇÃO NO "TEXTO" ABAIXO:

1.ARTIGO

2.SUBSTANTIVO

3.ADJETIVO

4.PREPOSIÇÃO

5.VERBO

6.ADVÉRBIO

7.NUMERAL

8.PRONOME

9.CONJUNÇÃO

10.INTERJEIÇÃO



1.      Porque nós somos mamíferos
2.      Fique bem quietinho
3.      Eu procuro um amor que seja bom pra mim
4.      Você é um moleque malvado
5.      Comprei um terreno enorme, mas o terreno não era plano
6.      O dia está chuvoso
7.      Eu sou uma pessoa muito nervosinha
8.      Seus brincos vermelhos não combinam com sua pele branca
9.      Nem tampouco com o tecido azul do seu vestido
10.  Ninguém sobreviveu ao ataque aéreo
11.  O Papa sofreu uma parada cardíaca
12.  Não comemos da carne bovina.
13.  Havia veneno na casa
14.  Sou contra o armamento atômico
15.  A casa foi envenenada
16.  Isso é imortal
17.  Oxigênio é vital para a vida no planeta
18.  Coisinha bonitinha da mamãe
19.  Os mansos herdarão o reino de Deus
20.  Tô fora!
21.  O verde simboliza a esperança
22.  O branco é símbolo da paz
23.  Reinou pacificamente
24.  Minha cabeça ficou muito dolorida
25.  Seu olhar angelical me conquistou
26.  As armas de guerra deveriam ser proibidas
27.  Alexandre era belicoso
28.  As questões bélicas estão em eminência
29.  Cuidado com a higiene bucal
30.  As bactérias da boca são perigosas para a saúde
31.  O cordão umbilical enrolou
32.  Senti um aperto no peito
33.  Não sei se me orgulho de ser brasileira
34.  Vovó é luso-brasileira
35.  Meu avô Sancho era da Espanha
36.  Tenho uma tia surda-muda
37.  O surdo-mudo não teve seus direitos respeitados
38.  Certamente que irei ao encontro
39.  Cheguei às pressas no hospital
40.  Cheguei afinal\
41.  Finalmente concluí a prova
42.  Jamais!!!
43.  Sempre acordo cedinho
44.  Eu o chamei aqui
45.  Só tenho umas três chances
46.  Essas coisas passam logo
47.  Quando isto vai passar?
48.  O dono do mundo
49.  Cada passo que dei foi vão
50.  Certo dia chegaremos lá
51.  Preguiçoso!!!
52.  Você é uma mulher qualquer 
53.  O dinheiro... eu quero todo
54.  Este vídeo educa e diverte.
55.  Este vídeo é educativo e divertido
56.  Quando você chegar ficarei feliz
57.  Número um
58.  Cheguei primeiro
59.  Deus dê em dobro
60.  Sorvete duplo
61.  A dupla do barulho
62.  Minha metade
63.  Quero a metade
64.  Meio quilo
65.  Uma centena de anos
66.  Um século de existência
67.  A década perdida
68.  Já tenho uma década de experiência
69.  Esta é vossa casa
70.  A força é necessária
71.  Ele fez isso à força
72.  Eu fiz isso forçadamente
73.  Isto é forçoso para você
74.  Fui forçado a fazer isto
75.  Não quero seu sorriso forçado
76.  Ultimamente, eu ando assim
77.  Menos!!!
78.  Como chegaram a São Paulo tão rápido?
79.  Ante o sacrário nos ajoelhamos
80.  Comigo veio
81.  Ele pensou consigo mesmo
82.  Eu consigo
83.  Comprei laranjas e bananas
84.  Não quero laranjas nem bananas
85.  Penso logo existo
86.  Chegue logo!
87.  Fiz tudo segundo tu quiseste
88.  Os segundos são preciosos
89.  O segundo lugar foi alcançado
90.  Ah! Que peninha...
91.  Viva!!!
92.  Você tem que ficar bem viva
93.  Viva bem
94.  O oceano Pacífico está agitado
95.  Este é um homem pacífico
96.  Pacífico é um homem calado
97.  Eu pacifico as crianças
98.  Isto é vital
99.  A vitalidade é preciosa depois dos 60 anos

II. IDENTIFIQUE TODOS OS PRONOMES DO TEXTO E DEPOIS OS ENUMERE DE ACORDO COM O TIPO

1.pessoal do caso reto (sujeito)

2.pessoal do caso obliquo (objeto)

3.possessivo

4.de tratamento

5.demonstrativo

6.indefinido

7.relativo

8.pronome interrogativo


Tabela dos pronomes pessoais

Pronomes pessoais

Primeira pessoa Segunda pessoa Terceira pessoa
Singular Plural Singular Plural Reflexivo Masculino Feminino
Singular Plural Singular Plural
Sujeito eu nós tu vós - ele eles ela elas
Objetos diretos me nos te vos se o os a as
Objetos indiretos me nos te vos se lhe lhes lhe lhes
Objeto preposicionado mim nós ti vós si ele eles ela elas
Comutativo comigo conosco contigo convosco consigo com ele com eles com ela com elas

2 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

.

.
.

É O QUE TEM PRA HOJE: "POUCO PAPO E SÓ... SU-CEEEEEEES-SO!!!"



"SIGAM-ME OS BONS" - Maria Celeste Bsp | Facebook