quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

POR QUE LER - DANIEL PISA

A falta do hábito de ler livros é triste. Não vamos falar em analfabetismo funcional, pobreza etc. Pense nos que podem ler e não lêem. Que desculpas dão? A mais comum é falta de tempo. Balela. Esta falta de tempo não as impede de ver em média mais de três horas de TV por dia. Outra desculpa: dinheiro. Concordo que livros são caros no Brasil, por misto de razões (escala, cartelização, incompetência), mas muita gente que vai ao cinema duas vezes por semana - R$ 20,00 mais estacionamento - não compra um livro por semana ou por quinzena, ao mesmo preço (...).

E há uma terceira e mais grave desculpa: preguiça 'Ah, tenho preguiça de ficar lendo aquela coisa lenta, chata, compriiiiiiiiiida. 'É curioso como o adjetivo 'chato' se tornou autojustificável: 'Então, você gostou do filme?' 'Não, achei muito chato.' Não se naquele filme. Mais voltemos aos livros. As pessoas acham chato ler porque estão perdendo a capacidade de concentração, de sustentar em silêncio uma atenção comtínua, num mundo carrega de trânsito, videoclipe e cançãozinha. Mas reservar meia horinha por dia ou duas no fim de semana para a leitura de bons livros é bom mais simples do que parece. (...)

Então quem é o bom leitor? É aquele que não troca o ardor pelo argumento, mas que sabe que bom argumento é o que tem ardor. É o que não se ofende por uma opinião diferente e realmente está aberto a novas ênfases (...). É o que se concemtra nas grandes idéias, não nos pequenos erros. É uma ave rara. (...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

.

.
.

É O QUE TEM PRA HOJE: "POUCO PAPO E SÓ... SU-CEEEEEEES-SO!!!"



"SIGAM-ME OS BONS" - Maria Celeste Bsp | Facebook