sábado, 22 de outubro de 2011

Asturias - Isaac Albeniz




Astúrias

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Astúrias
(Comunidad Autónoma del) Principado de Asturias, (Comunidade Autónoma do) Principado de Asturias
Escudo de (Comunidad Autónoma del) Principado de Asturias Bandeira de (Comunidad Autónoma del) Principado de Asturias
Hino: Asturias, Patria querida
'

Mapa da localização de Astúrias

Capital Oviedo

Área
- Total
- % de Espanha


10 604 km²
2,1%

População
- Total (2005)
- % de Espanha
- Densidade populacional


1.076.635
2,44%
101,53hab/km²

Gentílico Asturiano, -a
Províncias Esta região constitui simultaneamente uma província e comunidade autónoma.
Idioma oficial Castelhano (oficial), Asturiano (não-oficial), Galego (só na zona mais ocidental, não oficial)
Festividade 8 de Setembro (Dia de Covadonga e das Astúrias)
Estatuto de Autonomia 11 de Janeiro de 1982
ISO 3166-2 ES-O

Representação parlamentar
- Congresso
- Senado



8 assentos
6 assentos

Presidente Francisco Álvarez-Cascos Fernández (FAC)
Governo do Principado de Astúrias
Comunidades autónomas da Espanha Flag of Spain.svg

O Principado de Astúrias (castelhano Principado de Asturias e asturiano Principáu d'Asturies) é uma comunidade autónoma e uma província de Espanha. Príncipe de Astúrias é o título atribuído ao herdeiro do trono de Espanha. É apelidada de "Paraíso Natural".

Índice

[esconder]

[editar] Geografia

Parque Natural de Redes, na zona asturiana dos Picos da Europa

Situa-se junto ao Mar Cantábrico, na vertente norte da cordilheira Cantábrica. É limitada a Oeste pela Galiza, a Sul por Castela e Leão, a Este pela Cantábria e a Norte pelo Mar Cantábrico.

Sua costa é muito escarpada e recortada, formando praias, rias e cabos. Os rios são pouco extensos, mas de águas rápidas. Uma das áreas mais elevadas desta região corresponde aos Picos da Europa, que atingem os 2600 metros de altitude, e onde existe um parque natural. As suas principais cidades são Oviedo, capital da província, Gijón, Avilés, Langreo e Mieres onde se concentra a maior parte da população, contrastando com as áreas de "vazio humano" que correspondem às regiões montanhosas.

[editar] História

Ocupada por grupos humanos desde o Paleolítico Inferior, durante o Superior Astúrias caracterizou-se pelas pinturas rupestres do oriente da Comunidade. No mesolítico desenvolveu-se uma cultura original, o Asturiense; a seguir introduziu-se a Idade de Bronze, caracterizada pelos megalitos e túmulos.

Na Idade de Ferro, o território esteve submetido à influência cultural celta. O povo celta dos ástures compreendia tribos como os lugones, pésicos, etc., que povoaram todo o território ástur de castros, antigos povoados celtas. A influência celta ainda perdura hoje com os toponimios de rios e montanhas, como nomes de populações. A conquista romana entre 29 e 19 d.C. fez que as Astúrias entrassem na História.

Castro de Coaña, século I d.C.

Depois de vários séculos sem presença estrangeira, os suevos e os visigodos tentaram ocupar o território no século VI, que terminaria a princípios do século VIII com a invasão muçulmana. O território, como tinha sucedido com Roma e Toledo, não foi fácil de submeter, estabelecendo-se em 722 uma independência de facto como Reino das Astúrias. A monarquia asturiana daria passo no século X ao Reino de Leão.

Durante os séculos medievais, o isolamento propiciado pela cordilheira cantábrica faz que as referências históricas sejam escassas. Depois da rebelião do filho de Enrique II de Trastámara, estabelece-se o Principado de Astúrias. Se teve várias tentativas de independência, os mais conhecidos foram o conde Gonzalu Pelaiz ou a rainha Urraca (a asturiana), que ainda conseguindo importantes vitórias ao final foram derrotados pelas tropas castelhanas. Além disso, durante o século VIII, os árabes dominaram toda a Península Ibérica, a não ser as Astúrias. Esse fato foi fatal para os muçulmanos, uma vez que a Cruzada da Reconquista foi feita por cristãos da região.

No século XVI o território atingiu pela primeira vez os cem mil habitantes, número que se duplicou com a chegada do milho americano no século seguinte.

A 8 de Maio de 1808, a Junta Geral do Principado das Astúrias declara a guerra a França e proclama-se soberana, criando exército próprio e enviando embaixadores ao estrangeiro, sendo o primeiro organismo oficial de Espanha em dar esse passo. A 1 de Janeiro de 1820, o oficial Rafael de Riego subleva-se em Cádiz proclamando a Constituição de 1812.

Aldeia de Pelugano

A partir de 1830 começa a exploração do carvão, iniciando a revolução industrial na comunidade. Mais tarde estabelecer-se-iam as indústrias siderúrgica e naval.

A 6 de outubro de 1934 começou uma rebelião na bacia mineira (cuenca) provocada porque os revolucionários não admitiram a entrada da CEDA na governação. A Revolução de 1934 teve as Astúrias por palco principal.

Durante essa revolução, protagonizada pelos mineiros das Cuencas (especialmente em La Felguera e Sama), a zona fica assolada em boa parte: resultam incendiados, entre outros edifícios, o da Universidade, cuja biblioteca guardava fundos bibliográficos de extraordinário valor que não se puderam recuperar, ou o teatro Campoamor. A Câmara Santa na Catedral, por sua vez, foi dinamitada.

Catedral de Oviedo ou de S.Salvador

A Guerra Civil produziu a divisão das Astúrias em dois bandos, ao somar-se Oviedo ao levantamento, a 18 de Julho. A 25 de Agosto de 1937 proclama-se em Gijón o Conselho Soberano de Astúrias e León presidido pelo dirigente sindical e socialista Belarmino Tomás, terminando o conflito o 20 de outubro de 1937. Depois de vinte anos de estagnação económica, produziu-se a definitiva industrialização de Astúrias.

Fortemente afectado pela reconversão industrial da década de 1990, o Principado tenta actualmente potenciar a sua paisagem e recursos naturais com vistas ao turismo.

[editar] Demografia

1800 1900 1910 1920 1930 1940 1950 1960 1970 1981
350.000 627.069 685.131 743.726 791.855 836.642 888.149 989.344 1.045.635 1.127.007


[editar] Língua

Áreas lingüísticas das Astúrias (esta divisão atende critérios científicos), nomeadamente as áreas de língua asturiana e de língua galega (a verde).

O idioma oficial é o castelhano. Também é usado o asturiano (asturianu ou bable), empregado fora das grandes cidades, majoritariamente nas zonas rurais. Tem proteção oficial no âmbito do Estatuto de Autonomia de Astúrias. É uma língua que deriva diretamente do latim. O primeiro texto que se conhece em asturiano é o Fueru d'Avilés, de 1085. O asturiano tem algumas variantes dentro do Principado. Após a queda do regime franquista, surgiu a necessidade de reavivar a língua asturiana. Em 1981 criou-se a Academia da Língua Asturiana (Academia de la Llingua Asturiana em asturiano) com vista ao estudo, defesa, conservação e divulgação do idioma.

No occidente do principado, em 18 munícipios, fala-se o galego na sua variedade oriental (ver artigo galego-asturiano).

[editar] Gastronomia

Escultura de homem escançando sidra, em Mieres

Tem elementos que a empatam com as cozinhas galega, normanda e bretã[carece de fontes]. O prato mais conhecido é a fabada asturiana, parecida com a feijoada portuguesa. É um potente guisado feito com fabas de granja, uma variedade de feijão branco idêntica à feijoca, acompanhadas por chouriço, morcela, lacão e toucinho. As carnes são servidas à parte e conhecidas com o nome de compango. Salientam-se também a fabada com javali ou com amêijoas (esta última conhecida como fabes con amasueles), cebolas recheadas (cebolles rellenes) e o pote asturiano, com alguns pontos em comum com o Cozido à Portuguesa.

Além disso, destaca-se a variedade de pescados frescos e mariscos do Mar Cantábrico e a qualidade de sua carne de novilho, a Xata Roja, com DOP. Existem mais de cem variedades diferentes de queijos artesanais, dos que o de Cabrales é o mais popular. Se se preferir uma sobremesa ou doces, o mais tradicional é o arroz con leche, similar ao arroz doce português, as casadielles (um tipo de empadas de massa folhada, recheadas de uma pasta de frutos secos como noz, amêndoa ou avelã, previamente triturados, misturados com açúcar e regado por anis) fritas, os carajitos de Grado ou os frixuelos, um tipo de crepe doce.

A bebida asturiana por excelência é a sidra.

[editar] Mitologia

A mitologia asturiana e as suas lendas estão baseadas nas vivências religiosas dos povos Astures, com temas simples sobre a adoração à Natureza e ao Sol, interligados com as mitologias Celta e Nórdica[carece de fontes].

[editar] Ver também

[editar] Ligações externas


Um comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

.

.
.

É O QUE TEM PRA HOJE: "POUCO PAPO E SÓ... SU-CEEEEEEES-SO!!!"



"SIGAM-ME OS BONS" - Maria Celeste Bsp | Facebook