terça-feira, 24 de maio de 2011

EXPRESSO OU EXPRESSADO? EU NÃO SABIA. AGORA SEI.

expressar

Ir para: navegação, pesquisa

Português

Verbo

ex.pres.sar
  1. exprimir(-se), manifestar(-se)
  2. explicar, revelar, mostrar de forma inteligível

Conjugação


Infinitivo: expressar
Participio: expressado; expresso
Gerundio: expressando

Indicativo

Subjuntivo

Presente
eu expresso
tu expressas
ele expressa
nós expressamos

eles expressam
Perfeito
eu tenho expressado; expresso
tu tens expressado; expresso
ele tem expressado; expresso
nós temos expressado; expresso
vós expresso
eles têm expressado; expresso

Imperfeito

eu expressava
tu expressavas
ele expressava
nós expressávamos

eles expressavam

Mais-que-perfeito

eu tinha expressado; expresso
tu tinhas expressado; expresso
ele tinha expressado; expresso
nós tínhamos expressado; expresso
vós expresso
eles tinham expressado; expresso

Futuro

eu expressarei
tu expressarás
ele expressará
nós expressaremos

eles expressarão

Futuro anterior

eu terei expressado; expresso
tu terás expressado; expresso
ele terá expressado; expresso
nós teremos expressado; expresso
vós expresso
eles terão expressado; expresso

Pretérito

eu expressei
tu expressaste
ele expressou
nós expressámos

eles expressaram

Mais-que-perfeito

eu expressara
tu expressaras
ele expressara
nós expressáramos

eles expressaram
Presente
eu expresse
tu expresses
ele expresse
nós expressemos

eles expressem
Perfeito
eu tenha expressado; expresso
tu tenhas expressado; expresso
ele tenha expressado; expresso
nós tenhamos expressado; expresso
vós expresso
eles tenham expressado; expresso

Imperfeito

eu expressasse
tu expressasses
ele expressasse
nós expressássemos

eles expressassem

Mais-que-perfeito

eu tivesse expressado; expresso
tu tivesses expressado; expresso
ele tivesse expressado; expresso
nós tivéssemos expressado; expresso
vós expresso
eles tivessem expressado; expresso

Futuro

eu expressar
tu expressares
ele expressar
nós expressarmos

eles expressarem

Futuro anterior

eu tiver expressado; expresso
tu tiveres expressado; expresso
ele tiver expressado; expresso
nós tivermos expressado; expresso
vós expresso
eles tiverem expressado; expresso

Condicional


Condicional

eu expressaria
tu expressarias
ele expressaria
nós expressaríamos

eles expressariam

Condicional perfecto

eu teria expressado; expresso
tu terias expressado; expresso
ele teria expressado; expresso
nós teríamos expressado; expresso
vós expresso
eles teriam expressado; expresso

Imperativo

Infinitivo pessoal


tu expressa
ele expresse
nós expressemos

eles expressem

Presente

eu expressar
tu expressares
ele expressar
nós expressarmos

eles expressarem

Perfeito

ter expressado; expresso
teres expressado; expresso
ter expressado; expresso
termos expressado; expresso
expresso
terem expressado; expresso

Verbos conjugados como o verbo expressar
ababadar, ababalhar, ababelar, ababosar, ababroar, abacalhoar, abacelar, abacharelar, abacinar, abadalar, abadanar, abadar, abadernar, abadessar, abaetar, abafar, abagaceirar, abaganhar, abagoar, abagualar-se, abaianar-se, abainhar, abaionetar, abairrar, abaixar,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

.

.
.

É O QUE TEM PRA HOJE: "POUCO PAPO E SÓ... SU-CEEEEEEES-SO!!!"



"SIGAM-ME OS BONS" - Maria Celeste Bsp | Facebook